A tartaruga-de-couro tem vários nomes: tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha e é a maior das espécies de tartarugas medindo cerca de 1,5m de largura e 3 metros de comprimento. Esta tartaruga tem uma aparência diferente das outras pois tem uma carapaça semi-cilíndrica, de cor negra, e constituída por um tecido macio e muito resistente. Pesa 700 quilos e vive em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desovar e se alimentar de medusas e águas-vivas. Quando desova, coloca normalmente de 61 a 126 ovos por ninho. Mas frequentemente, mais de metade do ninho consiste em ovos pequenos e não férteis.
Contêm ainda um crânio muito forte, dedos alongados e firmes por um tecido conjuntivo que os liga. As suas garras são muito pequenas mas esta tartaruga chega a atingir 35 km/h. Os filhotes apresentam placas córneas (arredondadas) na carapaça, daí o nome de tartaruga-de-couro, a coloração é cinzenta-escura ou preta, com pontos brancos.
Vivem entre 215 a 305 anos e habitam em águas tropicais frias, devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a tartaruga com maior extensão geográfica no mundo. Está em vias de extinção devido à caça e à destruição do habitat.
Tartaruga-de-couro (ou tartaruga-gigante)
Pode encontrar mais informações em:
Sem comentários:
Enviar um comentário