A ostra é um animal que vive em águas salgadas, ou relativamente salgadas, mas não consegue sobreviver em águas frias ou poluídas. Possui um corpo mole, protegido dentro de uma concha muito calcificada, e fechada por músculos muito fortes. Alimenta-se do plâncton que existe na água e que é filtrado pelas guelras.
Quando a ostra é atacada por um parasita, liberta uma substância que se cristaliza sobre o invasor e o impede de reproduzir-se. De 3 em 3 anos, deste material forma-se uma pérola, que varia na sua forma dependendo do formato do invasor, e na sua cor dependendo da saúde da ostra. A pérola pode ser preta, branca, vermelha, verde, azul ou cor de cinza. As pérolas que são bem redondas, são utilizadas para jóias.
Quando a temperatura sobe e ultrapassa os 10ºC, as ostras ingerem mais alimentos, e chegam a filtrar 5 litros de água por hora.
No oceano Pacífico Sul existe uma espécie de ostra que pesa 500 kg e alimenta-se de algas que se desenvolvem dentro da sua carapaça. A ostra é muito utilizada na culinária, pois é um animal rico em zinco, que é necessário para a produção de testosterona (hormona masculina).
Esta espécie está em vias de extinção devido á exploração e destruição do seu habitat por parte do ser humano, que destrói cerca de 85% dos recifes de ostras.
Pode encontrar mais informações em:
Sem comentários:
Enviar um comentário