As baleias-francas são cetáceos, que podem alcançar mais de 17 m de comprimento, e as fêmeas são maiores do que os machos. As fêmeas chegam a pesar cerca de 60 toneladas e os machos apenas 45 toneladas.
Alimentam-se de pequenos crustáceos como o “Krill”, usando as barbatanas da boca como filtro e consumindo toneladas destes pequenos animais em poucos dias. Esta espécie não se alimenta quando estão na fase reprodutiva, consumindo as reservas adquiridas até lá.
As baleias francas também migram para águas brasileiras no Inverno e na Primavera. Porém têm preferência pelas águas costeiras de Santa Catarina e algumas vezes, pelo litoral norte Paulista e pelo litoral Carioca.
Existiam em média cerca de 100 mil baleias-francas no Hemisfério Sul. Porém, hoje existem apenas cerca de 7 mil exemplares, espalhados pela costa da África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil e Nova Zelândia. O ser humano caçava as baleias-francas a fim de lhes retirar a gordura, que era transformada em óleo para iluminar as cidades e construir casas. Baleia Franca
Pode encontrar mais informações em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia-franca/baleia-franca-1.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia-franca/baleia-franca-1.php
Sem comentários:
Enviar um comentário