O peixe-boi é um animal marinho de grande porte. É um mamífero, possui um corpo arredondado e liso, sendo bastante parecido com uma foca. Existe uma tendência para se confundir o seu nome: entre peixe (porque vive na água) e boi (porque é um mamífero). Á fêmea do peixe-boi dá-se o nome de peixe-mulher.
O peixe-boi vive tanto em água doce como em água salgada. Existem duas espécies de peixe-boi no Brasil: uma delas é o peixe-boi de água doce, que vive nos rios da Amazónia. Este animal alimenta-se de plantas e gramíneas, podendo chegar a medir 4 metros de comprimento e a pesar até 600 kg; e o peixe-boi de água salgada que habita no mar.
O peixe-boi de água doce já corre perigo de extinção nos rios da Amazónia e o seu “irmão” que vive no mar é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no Brasil. Existem apenas 400 exemplares entre Alagoas e Maranhão. No século IX, o número de exemplares desta espécie atingia os milhares, desde Espírito Santo até Amapá, mas com a caça indiscriminada para proveito do óleo, da carne e do couro resistente, acabou-se com o equilíbrio da espécie. Este animal é manso e dócil, o que faz com que seja uma presa fácil de caçar. Como a fêmea do peixe-boi tem apenas uma cria a cada três anos é cada vez mais difícil para esta espécie sobreviver á extinção.
Peixe-boi
Sem comentários:
Enviar um comentário