Membros da equipa

A minha foto
Agradecemos a todos os visitantes as visitas que nos fizeram. Agradecemos aos nossos seguidores que se inscreveram no nosso blogue, e ás pessoas que deixaram um comentário em alguns posts. Esperemos termos sido uteis, no entanto a partir de hoje, o nosso blogue estará á disposição mas não será novamente atualizado. Com os melhores cumprimentos, Catarina e Madalena

19 de abril de 2011

Alabote

  O Alabote é um peixe com grandes dimensões, que se alimenta de outros peixes, lulas, polvos e outros invertebrados. O crescimento deste animal é lento e na idade adulta é dificil capturar um destes exemplares devido á profundidade a que se encontram.
  O Alabote é um excelente nadador, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos. As fêmeas podem chegar a pôr 4 milhões de ovos, que ficam á deriva no mar. Os machos apenas pesam 40 kg e crecem mais rapidamente que as fêmeas, independentemente de serem mais pequenos.
  A melhor altura para pescar este animal é desde Janeiro até Outubro. Este peixe é sensivel á pesca comercial, pois é muitas vezes capturado sem conseguir completar o seu ciclo biológico.
  Esta espécie encontra-se em vias de extinção devido á pesca indiscriminada que não deixa completar o ciclo biológico deste animal.

Alabote

Pode encontrar mais informações em:

14 de abril de 2011

Solha Americana

 A Solha Americana habita no oceano a profundidades compreendidas entre os 10 e os 3000 metros. Esta espécie pode ser encontrada no oceano Atlântico noroeste e nordeste e no oceano Pacífico.
 As fêmeas alcançam a maturidade sexual entre os 7 e os 15 anos e os machos atingem a maturidade sexual dos 4 aos 7 anos.
 A solha americana é um peixe que tem um crescimento lento, e chega a medir 40 cm aos 10 anos e 70 cm aos 20 anos. É frequentemente capturada através do arrasto de profundidade, o que provoca destruição do fundo marinho e uma taxa elevada de pesca acidental a esta espécie.

Solha Americana
Pode encontrar mais informações em:

11 de abril de 2011

Peixe Espada Branco

  O peixe Espada Branco habita na plataforma continental, entre os 100 e os 250 metros de profundidade e normalmente em fundos arenosos ou lamacentos. Alimenta-se de crustáceos, lulas e pequenos peixes. Chega a medir 210 cm de comprimento e chega a pesar 8 kg. Possui um corpo uniforme e prateado.
  O peixe Espada Branco vive em cardume, possui uma barbatana pélvica muito pequena e o seu corpo é extremamente alongado.
  Esta espécie tem um crescimento lento e migra para o centro da coluna de água á noite, para se alimentar. São geralmente encontrados exemplares na costa de França, nos Açores, na Madeira, nas Canárias, na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia.
  O peixe Espada Branco encontra-se em vias de extinção devido á pesca, porque este animal não se reproduz facilmente.

Peixe Espada Branco

Pode encontrar mais informações em:

4 de abril de 2011

Tubarão Mangona ou Cinza

  O tubarão mangona ou cinza pode chegar a medir 2,50 metros de comprimento e pesar 110kg. A parte superior do corpo deste tubarão, tem uma cor pardo-cinza com manchas redondas, escuras e de forma definida, sendo a parte inferior do corpo do tubarão clara. A carne deste animal é muito saborosa e apreciada.
  O tubarão mangona ou cinza não só habita em águas rasas, onde o fundo tem areia, como também pode habitar em recifes de corais afastados da costa. Este tubarão pode nadar até aos 190 m de profundidade.
 Alimenta-se de pequenos peixes, lulas e crustáceos. Esta espécie pode caçar os pequenos peixe de cardume, individualmente ou em grupo. Os predadores desta espécie são os tubarões de maior porte.
 As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos e a gestão dura de 9 a 12 meses, nascendo apenas 2 crias. Esta espécie encontra-se em vias de extinção devido à destruição do habitat, à pesca predatória e à falta de alimento.

Tubarão mangona ou cinza

Pode encontrar mais informações em:

Tubarão Baleia

  O tubarão baleia é o único tubarão que habita em oceanos quentes e de clima tropical. É o maior tubarão de todos e a sua pele pode ter até 10 cm de espessura. Possui duas barbatanas dorsais, mas não é um nadador eficiente, chegando a nadar a uma velocidade de 5 quilómetros por hora.
  Esta espécie alimenta-se de plâncton, krill, pequenos polvos e de outros invertebrados. Os seus dentes não actuam na alimentação, pois este animal alimenta-se do alimento que entra juntamente com a água para a sua boca. Também se alimenta de pequenos peixes e concentrações de plâncton, detetando-os pelo olfacto.
  O tubarão Baleia é víviparo, isto é, as fêmeas dão á luz as suas crias, e alcançam a maturidade sexual aos 30 anos de idade, podendo viver até aos 130 anos de idade. Costumam aparecer regularmente nos mesmo locais e em determinadas épocas do ano. Este animal não é agresivo para com o ser humano, sendo possivel nadar ao lado dele.
  Esta espécie encontra-se em vias de extinção devido á caça por parte de pescadores.

Tubarão Baleia

Pode encontrar mais informações em: