Membros da equipa

A minha foto
Agradecemos a todos os visitantes as visitas que nos fizeram. Agradecemos aos nossos seguidores que se inscreveram no nosso blogue, e ás pessoas que deixaram um comentário em alguns posts. Esperemos termos sido uteis, no entanto a partir de hoje, o nosso blogue estará á disposição mas não será novamente atualizado. Com os melhores cumprimentos, Catarina e Madalena

25 de março de 2011

Peixe-boi

  O peixe-boi é um animal marinho de grande porte. É um mamífero, possui um corpo arredondado e liso, sendo bastante parecido com uma foca. Existe uma tendência para se confundir o seu nome: entre peixe (porque vive na água) e boi (porque é um mamífero). Á fêmea do peixe-boi dá-se o nome de peixe-mulher.
  O peixe-boi vive tanto em água doce como em água salgada. Existem duas espécies de peixe-boi no Brasil: uma delas é o peixe-boi de água doce, que vive nos rios da Amazónia. Este animal alimenta-se de plantas e gramíneas, podendo chegar a medir 4 metros de comprimento e a pesar até 600 kg; e o peixe-boi de água salgada que habita no mar.
  O peixe-boi de água doce já corre perigo de extinção nos rios da Amazónia e o seu “irmão” que vive no mar é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no Brasil. Existem apenas 400 exemplares entre Alagoas e Maranhão. No século IX, o número de exemplares desta espécie atingia os milhares, desde Espírito Santo até Amapá, mas com a caça indiscriminada para proveito do óleo, da carne e do couro resistente, acabou-se com o equilíbrio da espécie. Este animal é manso e dócil, o que faz com que seja uma presa fácil de caçar. Como a fêmea do peixe-boi tem apenas uma cria a cada três anos é cada vez mais difícil para esta espécie sobreviver á extinção.

Peixe-boi




Sem comentários:

Enviar um comentário