Membros da equipa

A minha foto
Agradecemos a todos os visitantes as visitas que nos fizeram. Agradecemos aos nossos seguidores que se inscreveram no nosso blogue, e ás pessoas que deixaram um comentário em alguns posts. Esperemos termos sido uteis, no entanto a partir de hoje, o nosso blogue estará á disposição mas não será novamente atualizado. Com os melhores cumprimentos, Catarina e Madalena

17 de janeiro de 2011

Raia-Ticonha

   A raia-ticonha é um animal com um corpo achatado em forma de disco.
Possui barbatanas corporais largas e pontiagudas, podendo chegar a medir 1 metro de envergadura e pesar 30 kg. Os olhos encontram-se dispostos lateralmente, e apresenta uma coloração acastanhada no dorço e amarelada no ventre.
   A carne deste animal é muito apreciada para fins culinários, o que também contribui para a sua extinção. Encontra-se algumas vezes raias- ticonhas perto da costa, em baías ou estuários, acima de fundos de lodo e encontram-se em todo o litoral brasileiro.
Vivem em pequenos grupos e migram durante o Verão, para o nascimento das crias que medem 30 cm de envergadura.   
   Cada fêmea tem cerca de 6 crias por acasalamento, mas muitas delas são comidas pelos seus predadores, como por exemplo o tubarão, e também são caçadas devido á caça comercial praticada nos períodos de migração. Além desses factores de extinção, a poluição da água dos rios, mares e oceanos, e a destruição de habitat são outros factores para a extinção da espécie de raia-ticonha.

Raia-ticonha

Pode encontrar mais informações em:

Sem comentários:

Enviar um comentário