Membros da equipa

A minha foto
Agradecemos a todos os visitantes as visitas que nos fizeram. Agradecemos aos nossos seguidores que se inscreveram no nosso blogue, e ás pessoas que deixaram um comentário em alguns posts. Esperemos termos sido uteis, no entanto a partir de hoje, o nosso blogue estará á disposição mas não será novamente atualizado. Com os melhores cumprimentos, Catarina e Madalena

31 de janeiro de 2011

Peixe Boga-Portuguesa

   O peixe Boga-Portuguesa é um peixe que habita numa área quase restrita no centro-oeste da Península Ibérica, sendo em Portugal muito vulgar nas bacias hidrográficas. Possui um corpo alongado, com um focinho proeminente, com uma boca interior e uma coloração avermelhada. Alimenta-se de algas, invertebrados e larvas de insectos.
   Vive habitualmente em águas com alguma corrente e pode chegar a medir 30 cm de comprimento e chegar a pesar de 400 a 500 gramas. É uma espécie com uma longevidade à volta  dos 10 anos e chega a atingir a maturidade aos 2/3 anos de idade.
   O peixe Boga-Portuguesa efectua migrações no início da Primavera, para desovar em cursos de água corrente, com pouca profundidade e fundos de areia e cascalho. A fêmea coloca entre 1000 e 7000 ovos e durante a reprodução, os machos apresentam minúsculos tubérculos nupciais ao longo do corpo.
    Está em vias de extinção devido á perda do habitat por parte do ser Humano que o destrói.



Peixe Boga-Portuguesa

Pode encontrar mais informações em:

Sem comentários:

Enviar um comentário